terça-feira, 11 de março de 2008

SIMBOLOGIA DO BROCAS MARINHAS

Continuando o post que explica o brocas

A SEMIÓTICA DO BRASÃO DO BROCAS MARINHAS F. C.

TOMO II – AS CORES

Da mesma forma que o nome, não foi uma escolha casual e fortuita, tampouco as cores foram eleitas laranja e branco de modo aleatório. Eis aqui como chegou-se às cores que vestem os guerreiros do brocas.

1. O Fundador de Um País

É impossível falar da história do Brocas, e  quiçá da história mundial, sem citar Guilherme I, o principe de Orange e dito fundador dos países baixos. Guilherme, cansado do absolutismo espanhol, entrou em guerra contra a Espanha, num episódio chamado "A Guerra dos 80 Anos".
As cores adotadas em apoio à Guilherme forma o Azul, Branco e Laranja, por cuasa do seu nome (Orange = laranja em inglês).

Guilherme de Orange. O Bisavô do Brocas Marinhas F. C.

2. De Guilherme à Cruyff: 500 anos de história

Empolgados pela história de seus antepassados, um grupo de 11 valentes surpreende mais uma vez o mundo. Liderados pelo maestro Cruyff, a seleção holandesa de 74, vestindo uniformes laranjas, revolucionam o mundo da bola. O "Carrossel Holandês"deixa todos os espectadores embasbacados pela leveza e fluência dos jogadores em campo. Essa foi a segunda maior contribuição de Cruyff ao futebol mundial, só perdendo para a sua célebre frase sobre como ganhar um jogo: "Para ganhar você tem de marcar um gol a mais do que o adversário". Gênio!


Johan Cruyff "comendo a bola" na tentativa de fazer ao menos um gol a mais que seus adversários.

3. Galos, Números, Cisos e Brocas

Justiça seja feita. O Brocas Marinhas não foi o primeiro time da UFSM a usar a  cor laranja em seu lábaro (bandeira, brasão...). O Curso de Comunicação Social (FACOS) já havia tomado pose da cor. Outros cursos como Matemática, Odontologia entre outros também já se valeram do laranja na cor de seus uniformes. Porém são uniformes efêmeros, que mudam de cor todo ano, logo não pode-se dizer que de fato o laranja seja uma cor destes últimos cursos.

Como não há exclusividade sobre uma cor, e dado o pífio futebol da FACOS, o Brocas decidiu por quebrar os paradigmas da florestal e honrar as cores Laranja e Branco, mostrando com isso coragem, agilidade, garra e correndo um certo risco. O fato é que até então TODOS os times da Engª Florestal até então saíam Verdes e Brancos (no máximo um Preto). Querendo se destacar da multidão verde, e talvez por já preverem que de fato era isso que os deuses do futebol reservavam a este time, os brocas adotam o laranja, visto que é a cor oposta ao verde e por isso mesmo que mais se destaca em meio à uma multidão esverdeada.

Perceba como até um pequeno animal, como o cão na foto, se destaca em meio a uma floresta, apenas por vestir um colete de cor laranja.


4. A Psicologia que Leva a Vitória

Além do passado glorrioso como vimos, a cor laranja é uma cor que reflete dinamismo, afirmação, vitalidade, criatividade e alegria. E é fácil perceber todas essas caracterísiticas ao ver um jogo do Brocas Marinhas. Passes ageis e precisos, atletas no auge da forma física, jogadas inusitadas e mortais, mas sem perder a graça e a leveza... Tudo isso nos em função do laranja.

Claro que ele também possui um lado negativo obscuro. O Laranja traz uma atitude autoritária e esmagadora. Mas como bons atletas, soube-se transformar os pontos negativos em pontos fortes, e o brocas passou a ser conhecido como um time mortal e que impõe respeito.

O Branco por sua vez significa paz e traz equilibrio ao Laranja tornando o time aventureiro, mas ao mesmo tempo cauteloso; dinâmico, mas ao mesmo tempo sólido; Criativo, mas ao mesmo tempo lúcido.


Branco é uma das cores do Brocas Marinhas.

5. O Ovo de Colombo

Para concluir, gostaria de dizer que é fácil apontar falhas depois de algumas decisões tomadas. Dificil é tomar essas decisões e pagar o preço por elas. Muitos criticaram o BMFC pela escolha das cores. Alguns riram, outros ignoraram e uns ainda disseram com todas as letras "R-I-D-Í-C-U-L-O". Mas nós não ligamos. Sabíamos que o tempo iria nos dar razão. E aí está a repsota à todos que disseram que a escolha das cores era equivocada (para usar um eufemismo). Hoje muitos admiram e até elogiam as cores do brocas. Que o digam o pessoal foi para o Carnaval do AVAJACES  mostrando que Laranja e Branco também são sinônimos de alegria, festa e paz. Não guardamos rancor daqueles que nos criticara,. Asism como Guilherme de Orange, Johan Cruyff, soubemos ser pacientes e esperar a hora certa de aparecer. Afinal em meio à uma multidão Verde, o Laranja SEMPRE será destaque.

Leonardo Glass

Próximo Tomo - Leões em um Escudo Redondo

*OBS: Os Textos aqui publicados são uma brincadeira de um grupo de amigos. Se alguém se ofendeu, além de ser um abobado, só vai ter dois serviços!


Nenhum comentário: