terça-feira, 29 de janeiro de 2008

SIMBOLOGIA DO BROCAS MARINHAS

Ao contrário do que dizem por aí, o brasão do Brocas Marinhas não foi construído de forma aleatória. Muito se tem questionado “O que os leões do símbolo, têm a ver com as brocas marinhas?” E alguns, mais desinformados chamam os próprios leões de brocas. Ledo engano.


Por isso, como diretor de Artes, Marcas, logos, escudos e Brasões, venho através deste blog, contar a todos a simbologia por detrás do escudo do BMFC. Mas antes precisamos entender o por que do nome "Brocas Marinhas":

A SEMIÓTICA DO BRASÃO DO BROCAS MARINHAS F. C.

TOMO I – O NOME

1. A Gênese

As brocas são todos os insetos da ordem dos coleópteros, e que ataca madeiras construindo galerias no interior dessas madeiras. Já as brocas marinhas são diversos tipos de moluscos e crustáceos que atacam a madeira, a fim de se alimentarem. Assim, não existe uma “broca marinha” literalmente. Existem vários animais que agem de forma similar no ataque a madeiras. E em função da similaridade dos ataques, esses animais marinhos recebem o nome de “brocas”, e o adendo “marinhas”, por viverem ser no mar, onde os ataques são mais corriqueiros, mas havendo também espécies de “brocas de água doce”.

Broca da madeira | Larva da broca

As "famosas" brocas marinhas (moluscos e crustáceos). Não se deixe enganar pela aparência. Elas são vorazes!

2. Linhagem Real

O primeiro dos monstros marinhos que se tem notícia foi o Leviatã, um monstro aquático, extremamente voraz, que atacava incautos marinheiros. Sua mera presença atemorizava até o mais experiente marujo. Por isso, a mitologia judaica associa o Leviatã a uma espécie de demônio que dominava sobre os mares.

"A Destruição de Leviatã" de Gustáve Duré. Leviatã é a serpente n'água!

3. Um Nome, Um Destino

A voracidade com que os moluscos e crustáceos (doravante chamados brocas marinhas), atacam piers, embarcações e demais madeirames submersos, chamou a atenção de alguns estudantes de Engenharia Florestal nas disciplinas de Preservação da Madeira (CFL 1017). Naquela mesma época o gosto pelo futebol (arte) tomava aqueles jovens que jogavam semanalmente. Num dos jogos, às vésperas de uma prova da já citada disciplina, comentou-se sobre as ditas brocas marinhas.

O destino começa a ser traçado através da neblina do futuro.

4. Sob o Signo da Broca

Tal qual um Leviatã liliputiano (sempre quis usar essa palavra. [significa "Em muito menor escala]), as brocas marinhas atacavam os madeirames e poucos produtos químicos podem combater esta praga (incluindo-se aí o lendário OSMOCREU). Naquele mesmo jogo forma marcados mais de 25 gols. A inabilidade dos goleiros voracidade do ataque serviu de metáfora naquela noite para exemplificar os estragos das brocas marinhas.

Nascia assim um nome àquele time.

Primeiro Registro do BMFC. As cores e o brasão ainda não haviam sido forjados

Não perca... Amanhã: TOMO II - As Cores

PS: E por que não Leviatã Futebol Clube então? Simples, pois Brocas Marinhas é muito mais simpático e comercial.

Leonardo Glass - Diretor de Arte, marcas, logos, escudos e brasões.

Nenhum comentário: